-
Arquitetos: Tribe Studio Architects
- Área: 182 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Katherine Lu
-
Fabricantes: Austral Bricks, BitPart, Dulux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um modesto, porém bem construído, bangalô dos anos 30 em uma região frondosa dos subúrbios de Sydney foi adaptado pelo escritório Tribe Studio com um pavilhão de jardim e uma série de flores decorativas, reduzindo seu impacto e acomodando o novo programa sob uma cobertura de duas águas.
A casa original era bem construída e encantadora, com um toque a mais de capricho em sua apresentação: uma parede de tijolos colocados em formato espinha de peixe, um glorioso resplendor de tijolos sobre a porta que agora reflete na nova extensão posterior, e alguns detalhes no estilo Tudor. No entanto, a localização, o planejamento e a eficiência energética eram ruins.
Nossa encomenda pedia que a casa se transformasse para comportar um estilo de vida de uma família jovem. Isso nos deu a oportunidade de tratar de forma mais completa o jardim, para explorar o caráter da casa e da região, que consta predominantemente de casas térreas decoradas com belos e frondosos jardins.
A casa reformada é muito compacta e, apesar disso, tem um forte ar suburbano: vários dormitórios, banheiros e espaços de estar. Sua pequena interferência no entorno e a expressão de um piso térreo preservam o sentido da pequena casa dentro de um jardim estabelecido, consistente com outras residências na área, realçando a paisagem da rua.
A parte posterior foi tratada com tanto cuidado, atenção e capricho, quanto a fachada frontal de tijolos decorativos original, que reflete a inversão dos valores suburbanos de "melhor frente orientada para a rua", dando lugar ao foco no jardim posterior e nas áreas de entretenimento.
A forma é sutil - uma crista estendida para criar um pórtico, dando espaço a novos dormitórios e um banheiro. As janelas Dormer dobram-se por trás das elevações chave, faceando os limites laterais.
A materialidade foi conservada: uma celebração de tijolos decorativos, telhas cobertas com líquen. Honramos o tecido da herança desta casa usando um nível de qualidade e detalhe na nova elevação do jardim traseiro. O tijolo na frente aparece na nova elevação traseira, as leves janelas frontais transformam-se em janelas emolduradas em aço na parte posterior. Trata-se de uma espécie de referência e resposta à paleta de materiais entre as faces públicas e privadas do edifício. O hardware sólido de latão e mármore utilizado em toda a casa é colaboração de Tribe Studio, BITPART, desenhado e fabricado na Austrália.
Em termos de sustentabilidade, o foco aqui foi o planejamento inteligente, a flexibilidade de uso e um toque leve. O impacto da residência foi reduzido e o novo alojamento se acomoda sobre uma extensão de cobertura. Os pequenos tamanhos dos dormitórios respeitam a ordem original da casa, enquanto adiciona usos múltiplos. A casa agora possui células fotovoltaicas, tanques de coleta de água, sistema de calefação hidrônico, massa térmica alta e ventilação cruzada funcional.